O DITO POPULAR




Poesia é a criação inspirada do espírito humano. O seu objetivo é concretizar o belo, através da palavra, sob forma harmoniosa e rítmica. A poesia requer inspiração, sensibilidade, vibratilidade de nervos, sentimento. Emana cem por cento, da imaginação. (Manoel Macedo)

Salve gente boa do Samba! Diz o dito popular que “de médico, músico, poeta e louco todos nós temos um pouco”. É verdade, a música está na própria Natureza, basta ouvir os sons que vêm do silenciar e observar. Já a poesia é a expressão do mais puro sentimento. Quando a palavra flui do âmago, ela se transforma em versos que revelam o que vai dentro do ser, aí então nasce o poeta! Mas o sambista é diferente, creio que é algo mais além da poesia. Todo sambista tem alma de poeta, porém nem todo poeta possui alma de sambista. O sambista não nasce sambista, ele torna-se, no convívio com seus pares. O fato ocorre por contagio, assim como uma “moléstia benigna” em que a cura se resolve sempre com outra dose de Samba na veia. Aí é que entra o pouco de médico que todos temos. E o poeta? Esse vem com o dom - e aos olhos de quem não é poeta – é apenas mais um louco! Escolheu viver em isolamento, seus poemas serão armazenados em livros e declamados em saraus de uns poucos iniciados. O poeta-só é antes de tudo um “triste”. O poeta-sambista, não! Pois se a poesia abraça o Samba, ela passará a ser conduzida pelo ritmo dos tambores, pelos acordes de cavaquinhos e violões e numa cadência contagiante alcançará o coletivo. Não sambamos a sós. Quando um compositor “dedilha sua lira”, ele não está só e o seu coração sofre ou contenta-se e a música é a sua companheira. Além do mais o Samba é congraçamento, tece loas à alegria, conforta as tristezas desta vida, o Samba é canto de fé e esperança. Oxalá virá o dia em que “Sambalogia” será matéria obrigatória no currículo escolar de todo cidadão. 
Por hora sabemos que versificar é uma nobre arte que precisa ter seus segredos desvendados para que lindas melodias sejam harmoniosamente ajustadas aos poemas. As palavras exprimidas de forma elevada e rítmica farão com que nossos sentimentos alcancem o seu intento maior - Emocionar o nosso povo. Até a próxima.

                                            DORINHO MARQUES
                                                              Setembro/2011
                                                dorinhomarques@yahoo.com.br







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SAMBA RURAL PAULISTA.

MESTRE PÉ RACHADO

THEREZA SANTOS - MALUNGA GUERREIRA