SAMBA NO COLETIVO


Salve, gente boa do Samba. O drama do sambista sempre foi gravação, sem grana, sem os meios, sempre relegado a segundo, terceiro plano. O samba divulgado nas rodas via de regra acabava esquecido na “gaveta” do compositor esperando por um milagre que o levasse ao disco. Bem, graças a Deus as coisas estão mudando, mas fazer samba pensando no coletivo não é fácil. Lidamos com um universo de "artistas" amadores ou semi-amadores em sua maioria, que não sobrevivem da atividade musical que estão sujeitos às intempéries do cotidiano sem trabalho, sem salário, pouco dinheiro etc. Por isso conseguir dedicação, aplicação, na atividade é muito difícil. Se pensarmos em mercado competitivo disputado por toda ordem de expressão, vemos que se destacam não só os mais talentosos e sim os mais preparados, talvez os que menos improvisam, eu senti e sinto esse problema a vida inteira. O compositor tem que praticar o que eu chamo de "vampirismo do bem". Juntar-se aos esperançosos, aos entusiastas, aos otimistas. De mazelas já chega a  “realidade” dos tele jornais. Somos sete bilhões de humanos. O que importa a nossa opinião a tantos seres? Não sei, mas fazer parte da maioria silenciosa não nos interessa. O Samba tem voz e ela é urgente e por isso saúdo com imensa satisfação a evolução nos últimos tempos dos registros em disco de compositores da nova geração com trabalhos muito bem realizados como, por exemplo: – o de Hildo Rodrigues – RESPEITO À TRADIÇÃO. Trata-se de um CD que revela um intérprete com um registro de voz que a mim lembra a do mestre Monarco, grave e clara. São vinte faixas do mais puro samba com a participação de diversos sambistas autênticos. Conheci Hildo Rodrigues por intermédio do Emerson Urso no começo do ano 2000. Sigo sua trilha e batalha em prol do nosso samba e hoje constato a preciosa contribuição à preservação da cultura popular, tanto como produtor – tem seu próprio estúdio – como compositor e cantor. Com certeza é mais um nome que chegou pra ficar.
Neste final de ano, estarei participando do CD da ACADEMIA DO SAMBA DA ZONA LESTE que também conta com a participação de grandes bambas e quero agradecer por fazer parte dessa roda.

Emerson Urso vem aí com novo disco - SAMBA, SAMBA, SAMBA-  Marquinhos Jaca me presenteou com o seu CD – NÚMEROUMDOBRASIL – que estou ouvindo bastante me deleitando com letras espirituosas onde se percebe a natural influência dos nobres partideiros tradicionais do nosso samba. É disso que eu falei no início do texto; as coisas estão mudando, graças a Deus! Axé e             até breve!   
                                                                                Dorinho Marques
                                                                                Novembro/2011




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SAMBA RURAL PAULISTA.

MESTRE PÉ RACHADO

THEREZA SANTOS - MALUNGA GUERREIRA