40 CARNAVAIS...



O que meus 40 carnavais fizeram-me concluir: Assim como eu, há uma porção de sambistas bem intencionados que aos poucos vão se afastando das agremiações e se frequentam, vão como meros espectadores. O rumo que o carnaval paulistano tomou é decadente, é bonde na ladeira... Eu posso afirmar o desfile da Liga é só fachada. As pessoas que desfilam quase não se divertem o público compra gato por lebre e os donos das escolas só se preocupam com a arrecadação, com as verbas e com o lucro. Para o sambista da UESP restam os desfiles fantasmas um carnaval mais triste que procissão de retirantes. Não dá! Se nada acontecer no que se refere ao carnaval a frase do Vinícius de Morais “São Paulo é o túmulo do samba” vai virar o lema. O que eu penso: Tem que começar injetando sangue novo e bom na UESP mudar tudo! A Liga por enquanto deixa pra lá tá bichada faz tempo e só com um projeto revolucionário, passando o rodo mesmo, nesse bando de oportunistas é que as coisas poderão mudar. Sem uma política cultural, uma administração honesta e competente tudo irá de mal a pior então só resta ficar assistindo de camarote a derrocada final do carnaval. O Samba enquanto tiver o sambista sincero, vai encontrando sempre novas formas de se expressar. Isso está acontecendo, mas não dentro da maioria das escolas. Anos atrás quando o carnaval não recebia verba oficial a ordem era defender um apoio oficial para as escolas. O apoio chegou, construiu-se o sambódromo e os patrocinadores também vieram...

O sambista, aquele que produz o carnaval é empregado dos administradores, ou é laranja que paga pra desfilar, a verba é exclusiva dos presidentes e alguns poucos diretores que vão enriquecendo a custa do carnaval – festa do povo? - O sambódromo, reivindicação dos velhos baluartes, alguém acha que é um espaço de sambistas? Eu sou pela suspensão da verba oficial das escolas maiores, afinal nenhuma delas precisa de incentivos para sobreviverem, o dinheiro serviria para "salvar" os abnegados que insistem fazer carnaval sem dinheiro. Mas tudo isso é só uma quimera, jamais esses ladrões do amanhã aceitariam uma sugestão de um sambista.
                                                 Dorinho Marques
                                                                                Julho/2013
                                                                dorinhomarques@yahoo.com.br

Comentários

  1. E meu amigo sambista o carnaval virou massa de manobra...virou caça-niquel...virou balela!
    O que resta é esperar que essa nova safra tenha a cabeça alinhada juntamente com os da velha guarda que realmente querem salvar este patrimonio!

    Abrçaos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O SAMBA RURAL PAULISTA.

MESTRE PÉ RACHADO

THEREZA SANTOS - MALUNGA GUERREIRA