NAS ONDAS DO RÁDIO




Hoje ao ligar o rádio de cabeceira, reportei-me às memórias de outros tempos. "Idade de Ouro do Rádio". Nos EUA foram as décadas de 20 e 30, enquanto no Brasil o auge ocorreu nos anos 40 a 50 do século XX. Até a chegada da televisão o rádio era o veículo de comunicação de massas com maior alcance e imediatismo.
- Troquei as pilhas do meu velho radio AM. Estava tocando um antigo sucesso cantado pelos Demônios da Garoa: Ói Nóis Aqui Tra Veis (Geraldo Blota e Joseval Peixoto) "Voceis pensam que nóis fumos embora, nóis enganemos voceis, fingimos que fumos e vortemos, ói nóis aqui tra veis". 
Coisa boa! Como seria o mundo antes desse "diabólico" invento? Vários cientistas contribuíram com seus estudos para a invenção do rádio. Os louros ficaram com Guglielmo Marconi que é considerado o pai da radiodifusão mundial. Mas um certo padre gaúcho Roberto Landell de Moura, também é considerado, no Brasil, o pioneiro do rádio. As primeiras emissoras eram clubes ou sociedades de amigos, em geral, nascidas da união de curiosos encantados com a sensacional novidade. Em caráter experimental em 1922, foi realizada pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro a primeira transmissão oficial de radiodifusão. Em 1923 no dia 20 de abril, é fundada a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, dirigida por Edgar Roquette-Pinto. - O rádio é um veículo de comunicação, baseado na difusão de informações sonoras, por meio de ondas eletromagnéticas, em diversas frequências. Como todo meio de massa, a comunicação pode ser caracterizada como pública, transitória e rápida. - Outrora foi como uma caixinha mágica cheia de surpresas: musicais variados, novelas, humor, aventuras, esportes, notícias nacionais e internacionais. Naqueles áureos tempos, ouvintes no pais inteiro viviam ao pé do rádio, atrás de diversão e informação 24 hs. Locutores davam a hora certa  e vendiam seu peixe em reclames sonoros (jingles).  Grandes vozes dos ídolos que o público ignorava os rostos. Em fins da década de 1950, com a concorrência da televisão, o rádio perde prestígio. O avassalador sucesso da televisão no país, parecia prenunciar que o rádio estava com seus dias contados. Engano, balançou mas não caiu, envergou mas não quebrou. Mudou, adaptou-se e ainda é, um dos veículos mais importantes da comunicação brasileira. Diferente do que foi em seu período áureo, mas ainda um instrumento de vital importância da integração dos vários brasis.  Não tem o charme dos antigos auditórios com atrações ao vivo. Agora é uma vitrola com jabá, na maioria dos casos, que ocupa o espaço com música ruim e locutores estúpidos durante toda  a programação. Mas por outro lado está mais segmentado, dinâmico,  para competir com as outras formas de comunicação. Você pode escolher em meio a muito lixo reciclado: a informação instantânea, o conteúdo cultural, memória e música variada. Revitalizado assume um papel preponderante na comunicação moderna. Na data em que se comemorou os 84 anos do rádio no Brasil, inicia-se no país em 26 de setembro de 2005, as primeiras transmissões de rádio no sistema digital. Vejamos a ABERT; congrega mais de 3.000 emissoras de rádio de todo Brasil. Pelo menos em tese, assim como a televisão, uma emissora de rádio só pode entrar no ar se obtiver concessão do governo federal. Como trata-se de um instrumento de grande apelo público-publicitário é o objeto de desejo de nove entre dez políticos de plantão. Sendo esse, o uso politico, um dos principais desvios de função. A internet possibilitou uma mudança de rumo nesse desvio de fins. A web rádio é uma ferramenta onde você pode criar, gravar e distribuir qualquer tipo de produção radiofônica, bem como programas institucionais, boletins, noticiários, até a cobertura de eventos nacionais e internacionais. A presença do rádio na internet coloca cada internauta como possuidor de sua própria rádio, com isso,  criou-se uma nova correlação de forças. Se a concentração da mídia em mãos dos mais poderosos é objeto de crítica por conta do viés político, isso poderá mudar, independente das manobras que o meio possa realizar. A web rádio pode ser acessada de qualquer local, a qualquer hora, sintonizada via PCs, tablets ou smartphones. Enfim, uma rádio 100% exclusiva. 

Portanto, o rádio não é uma mídia ultrapassada! Observando a multiplicação e a diversidade de conteúdos interagindo com as outras formas de mídia atestamos o retorno da grande importância das ondas do rádio. Já embarcando nessa onda sintonizo a melodia... Aviso aos Navegantes (Lulu Santos) "Instalei uma antena e lancei um sinal, nada no radar, procuro no dial, aviso aos navegantes, tem mais alguém ai? Só ouço o som da minha própria voz a repetir, oh! S. O. S. solidão Oooo... S. O. S. solidão Oooo..."

                
                São Paulo   30/06/2015
                             Dorinho Marques                                                       dorinhomarques@yahoo.com.br

                                                                                                                                                                   
                                                                           

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